top of page

Atividade Física na 3ª idade: a fonte inesgotável de juventude

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Envelhecer é um processo inevitável e involuntário!


De acordo com avaliação da Organização Mundial de Saúde, a população com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas em 2050, porque a estimativa de vida vem aumentando.


Fonte: Freepik

Graças aos avanços tecnológicos na medicina e ao aumento de adeptos de práticas saudáveis é notável o contínuo crescimento da população da terceira idade em nosso país e em todo o mundo.

Segundo estatísticas, o Brasil nas próximas décadas será um dos países com maior velocidade de envelhecimento populacional.


No entanto, você sabe como chegar na terceira idade com saúde?


A resposta é atividade física tanto para quem já chegou nela quanto para quem ainda está a caminho!


Para isso explicaremos os benefícios do exercício para a população idosa (e jovem também, afinal saúde se acumula desde cedo!) e ilustraremos o inspirador exemplo de nosso aluno, Alcenor Pagnussatt, 74 anos, que esbanja energia e disposição aqui no box da BreakFit!



Vamos ao que interessa então:

Antes de tudo, importa ressaltar que quando há perda de massa muscular há perda de força, o que tende a se agravar com o tempo e tornar a vida de forma independente e autônoma uma tarefa difícil ao idoso devido à falta de energia e ao cansaço físico.

Em alguns casos, a diminuição da força muscular e reserva funcional do indivíduo pode tornar tarefas aparentemente fáceis, como tomar banho, se vestir ou se alimentar, um grande desafio.

Com as alterações físicas causadas pelo avanço da idade, os idosos costumam sofrer, principalmente, quando se trata do nível dessa autonomia e independência.


Além disso, essa perda de massa magra e de força acaba facilitando contusões e fraturas, além do desenvolvimento de doenças crônicas como a ansiedade, depressão, insônia, dores, e isolamento social.


O sedentarismo causa modificações no organismo que são semelhantes as do envelhecimento

Como antídoto, podemos citar alguns benefícios dentre os muitos adquiridos com a prática de exercícios físicos, como por exemplo:


- Melhora da Auto estima; - Controle ou diminuição da gordura corporal; - Mais Força muscular e aumento da densidade óssea; - Melhora da flexibilidade; - Redução dos problemas cardiovasculares; - Aumento da ventilação pulmonar; - Melhora no estado de humor; - Redução da tensão muscular e insônia

- Auxílio no controle glicêmico (do diabetes)

- Melhora dos casos de artrite

- Fortalecimento da imunidade (importantíssimo)

- Melhora na coordenação: proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar e no reflexo, o que evita as tão famosas e perigosas quedas!

- Prevenção e melhora dos processos degenerativos, a exemplo da osteosporose.


Vale lembrar que a prática regular de atividade física de maneira adequada às necessidades e realidade física, psicológica e social do idoso, pode significar a diferença entre uma vida autônoma ou não.

Fonte: Arquivo Pessoal Breakfit

“A atividade física estimula a memória e coordenação motora dos idosos e, quando aliada ao convívio social com demais colegas pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson”- SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia).

Sem dúvidas, o envelhecimento traz inúmeras transformações no corpo do indivíduo.


Isso acontece devido à natural diminuição do desempenho físico, como perda de mobilidade e elasticidade nas articulações, fragilidade óssea por lesões degenerativas como osteoporose, alterações no aparelho bronco-pulmonar, diminuição da capacidade cardíaca, aumento da pressão, entre outros fatores.


Necessária em todas as idades, a prática de exercícios físicos é, portanto, uma das formas de garantir um bom envelhecimento, com qualidade de vida e bem-estar.


“Se todo mundo sabe disso, por que simplesmente não conseguimos adotar um estilo de vida mais saudável?”- SBGG


A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a prática de atividade física esteja presente na rotina das pessoas de qualquer idade, já que os exercícios vão refletir na qualidade de vida e em um envelhecimento ativo, e ainda afirma:

“Cada um Real investido em prevenção economiza 4 reais na Medicina terciária” - SBGG

Outro dado interessante trazido pela sociedade, é que 20% das doenças têm influência genética familiar, mas que a maioria dos problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, são determinados por mais de um gene e para que o gene se manifeste, há uma influência de 50% do estilo de vida.

E como tudo na vida a melhor forma de comprovação é na prática, trouxemos o depoimento do nosso aluno Alcenor, que está ressignificando a relação com o próprio corpo desde que iniciou os treinos conosco há 3 meses.

Fonte: Arquivos BreakFit

Alcenor sempre foi uma pessoa ativa, daquelas que dão conta de várias coisas ao mesmo tempo, sempre com a rotina corrida, agitada.

No entanto, com o chegar da idade, viu seu rendimento reduzir paulatinamente, o aparecimento das dores e a maior dificuldade em reduzir medidas como grandes desafios a serem superados.


Já realizava por conta própria exercícios aeróbicos, mas sentia que faltava algo a mais para atingir seus objetivos:



Para evitar as consequências da idade, tais como aumento do colesterol e peso, risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e outros eu realizava em média três caminhadas por semana. Como os movimentos de caminhada são repetitivos e abrangem somente as pernas e braços, sempre que eu realizava um esforço diferente acabava sentindo fadiga e dores, limitando os movimentos corporais” - Alcenor Pagnussatt.

Quando conheceu a BreakFit ele nos trouxe suas demandas mais sensíveis e imediatamente elaboramos um caminho para que ele recuperasse tudo aquilo que considerava essencial para ter qualidade de vida na terceira idade.

Com poucos dias de treino já havia diminuído consideravelmente as dores, a disposição havia aumentado para dar conta das tarefas cotidianas e iniciou-se um processo visível de redução de medidas.

Numa das crises de dor nas costas procurei a BreakFit para um período de exercícios. Após 4 sessões eliminei totalmente a dor e recuperei os movimentos corporais. A prática foi tão exitosa que continuo participando no mínimo duas vezes por semana. “ - Alcenor Pagnussatt.

Com os resultados aparecendo, os treinos intensos, dinâmicos, rápidos e efetivos se transformaram na solução ideal para o que ele buscava na terceira idade: algo que mantivesse nele o estímulo para se exercitar, atendesse aos seus objetivos e trouxesse resultados rápidos.


O que acho mais positivo é a técnica de diversificação constante do tipo de exercício que alcança todo o corpo e a intensidade que faz perder peso e dá a sensação de bem-estar.” - Alcenor Pagnussatt.


Confira nosso aluno executando com êxito a Jump Box:

Fonte: Arquivo Pessoal Breakfit


Bacana não é?

E você? Inspirou-se com esse “jovem senhor” a mudar de vida?

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como pode ter desde já uma saúde plena ou ainda recupera-la para esse período tão especial da vida chamada melhor idade!

Não deixe que uma simples rotina de autocuidado com exercícios limite tudo que essa bela idade tem a oferecer. Movimente-se!

Aguardamos você no box ou na modalidade online!

CLIQUE AQUI e agende sua aula experimental!

*Baseado no relato de Alcenor Pagnussatt, 74 anos, morador de Porto Alegre/RS





















Commenti


bottom of page