Bumbum perfeito: conheça os melhores exercícios para os glúteos
- Marcelo Costa
- 7 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de fev.
O bumbum é aquela região que todo brasileiro idolatra e é reconhecido em muitos cantos deste mundo.
A maioria das mulheres brasileiras que frequentam as academias têm como objetivo aumentar o volume e arredondar as curvas do bumbum para desfilar com seus mais variados tipos de biquínis nas piscinas e praias deste imenso país tropical.

O bumbum é a região do corpo mais idolatrada pelo brasileiro.
Existe muitas maneiras de estimular os músculos da região do glúteo para que ela se desenvolva e possa chegar ao resultado esperado.
Mas será que o exercício que você tem feito é capaz de deixar o seu bumbum perfeito, aquele bumbum na nuca de dar inveja?

Para responder essa pergunta, nada melhor do que recorrer a ciência, que trabalha intensamente para responder nossos mais diversos questionamentos de forma eficiente e ética.
Este questionamento foi o objetivo de uma recente revisão sistemática, publicada em 2020, "Gluteus Maximus Activation during Common Strength and Hypertrophy Exercises: A Systematic Review".
O grupo de pesquisadores liderados pelo professor Neto analisou vários estudos que tiveram como objetivo verificar o nível de ativação do glúteo máximo nos exercícios mais comumente utilizados pelos entusiastas fitness.
Exercícios como agachamentos, elevações pélvicas e em caixotes foram os mais analisados nos 16 estudos escolhidos pelos pesquisadores para fazer parte desta revisão sistemática.
Na figura abaixo, retirada desta revisão sistemática, podemos ver os resultados obtidos pelos pesquisadores.

Os exercícios campeões em pegar o glúteo, reconhecidos pela maior ativação muscular, foram aqueles utilizados em um caixote alto, normalmente de madeira, que são frequentes nos box de crossfit e cross training.
O step up, é um exercício no qual o indivíduo deixa um perna fixa em cima do caixote, fazendo força para subir a outra até a base do caixote e voltar a descer.
O step up e suas variações encabeçaram a lista dos pegadores de glúteo, ficando com as quatro primeiras colocações.
Na sequência, com a quinta colocação, aparece o levantamento terra, praticamente empatado com a elevação pélvica.
Importante observar que os agachamentos e as variações de agachamentos, como o profundo, apareceram somente numa posição intermediária para o fim daqueles que mais pegam o glúteo.
Outras formas de trabalhar a musculatura do glúteo, como a utilização de máquinas de musculação e exercícios com caneleiras ou cabos parecem ter pouca relevância em potencializar a contração do glúteo.
Desta forma, se você tem feito exercícios de 4 apoios com caneleiras, agachamentos comuns e outros tipos diferentes de exercícios com o objetivo de conquistar aquele bumbum perfeito, lamentamos dizer que você está no caminho errado.
Para conquistar o bumbum perfeito não é necessário nenhum tipo de máquina de musculação.
No vídeo abaixo, produzido pela BreakFit, você pode conferir, na ordem, quais são estes exercícios que pegam muito o glúteo e são capazes de deixar você com um bumbum perfeito, na nuca, de dar inveja e fazer seu biquíni encaixar perfeitamente, pronta para desfilar nas praias e piscinas.
O BreakFit, pode lhe ajudar a conquistar muito mais que o glúteo dos sonhos.
A metodologia, de alta intensidade e que utiliza a calistenia, o treinamento funcional e o cross training, é capaz de estimular o corpo como um todo e criar um ambiente perfeito para eliminar muita gordura e definir o corpo todo.
O método desenvolvido é o ideal para a obtenção de resultados rápidos e de forma dinâmica, proporcionando mais motivação em cada sessão de exercícios.
A BreakFit desenvolveu um treino específico, com os melhores exercícios para o glúteo, capaz de estimular essa musculatura de forma tão intensa que seu bumbum ficará um arraso.
Clique no botão de Contato e converse com um dos nossos professores. Ou entre em contato via whatsapp para agendar agora mesmo UMA SEMANA DE AULAS EXPERIMENTAIS e testar o nosso treino BUMBUM PERFEITO.

* escrito por:
Marcelo Costa, Professor de Educação Física e Doutor em Bioquímica
CREF 2562/RS