Corpo metabólico. Você já ouviu falar?
- teichmannde
- 20 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2023
Você conhece como funciona seu metabolismo?
Já ouviu falar sobre os termos catabolismo e anabolismo?
E sobre os corpos metabólicos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo?
Parece bastante coisa não é mesmo? Calma.
Explicamos os principais conceitos nesse blogpost e como você pode se beneficiar ao entender melhor teu tipo metabólico.
Agora, que “atire a primeira pedra” quem não conhece aquela pessoa longilínea, magra e alta, que come de tudo e teima em “não engordar”, chegando a dar uma certa revolta não é?
Ou então quem não conhece aquele indivíduo que só de passar na frente da padaria e sentir o cheiro do pão fresquinho parece que já ganhou peso?
Pois então, algumas explicações podem estar relacionadas ao corpo metabólico dessas pessoas.
Apesar de ser apenas um conceito técnico e teórico dentro da Endocrinologia e Metabologia, não há dúvidas que os princípios funcionantes do metabolismo corporal podem ser de grande valia no processo de emagrecimento/ganho de massa muscular.

Comecemos então pelos conceitos de metabolismo, anabolismo e catabolismo
METABOLISMO é o nome dado ao conjunto de TODAS as reações que ocorrem dentro do nosso organismo, sejam elas de síntese (anabolismo) ou degradação (catabolismo).
CATABOLISMO é o processo de degradação de moléculas complexas em produtos mais simples, liberando a energia que precisamos para as atividades, um exemplo é quando estamos nos exercitando e queimamos a gordura acumulada ou ainda durante a digestão, em que alimentos complexos são reduzidos a moléculas simples para serem absorvidas.
ANABOLISMO ou via biossintética é o processo inverso, ou seja, são produzidas moléculas complexas a partir de produtos mais simples, por exemplo, no processo de ganho de massa magra.
A partir desses princípios, podemos entrar na classificação dos chamados corpos metabólicos:
CORPO METABÓLICO ECTOMORFO

O famoso “come muito e engorda pouco”.
Características:
Corpo magro
Ombros pequenos
Tende a não ser musculoso
Metabolismo acelerado
Hiperativos
Difícil ganhar peso
O treinamento de força é essencial para esse tipo de metabolismo. Por vezes uma dieta com mais calorias também é requerida, mediante orientação nutricional de especialista.
CORPO METABÓLICO MESOMORFO

Mesomorfo é o “meio termo” do metabolismo.
Equilíbrio é a chave para esse tipo de metabolismo.
Algumas das características físicas das pessoas que possuem o biotipo mesomorfo são:
Corpo mais musculoso;
Membros superiores mais desenvolvidos;
Corpo mais magro;
As mulheres normalmente têm o corpo mais atlético e cintura mais fina.
As pessoas com o biotipo mesomorfo têm maior facilidade para manter e ganhar massa muscular, possuem o metabolismo mais acelerado, menor percentual de gordura e maior facilidade para emagrecer.
CORPO METABÓLICO ENDOMORFO

Possuem uma maior tendência a acumular gordura e uma estrutura óssea maior.
Endomorfo corresponde ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura.
Quem tem biotipo endomorfo normalmente tem maior facilidade para ganhar massa muscular, mas possui um metabolismo mais lento, o que faz com que tenha tendência para acumular gordura e maior dificuldade para emagrecer.
Para perda de peso, aulas como HIIT, curtas e intensas, são as mais indicadas.
No entanto, apesar de termos essa classificação em biotipos, trabalhando-se a atividade física da forma correta, com uma alimentação adequada e uma dose de disposição, a alta performance é possível para TODAS essas classificações de corpos metabólicos.
Para te ajudar nessa adaptação e conquista do corpo e saúde desejados a BREAKFIT possui um convite especial para você, CLIQUE AQUI e saiba mais!
Uma observação final: vale ressaltar, que o fato de estar enquadrado em um corpo metabólico ectomorfo, aparentemente mais saudável por estar mais magro, não significa necessariamente saúde.
Pois existem os chamados “falsos magros”, pessoas com baixo percentual de gordura corporal, mas com um significativo grau de dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados) e/ou glicemia sanguínea elevada.
E então, vamos utilizar juntos essas informações para potencializar o seu treino e alcançar da maneira mais rápida possível os resultados para o verão?
Aproveite e conheça o Projeto +Leve da Breakfit, CLIQUE AQUI e saiba mais!
Te aguardamos!
Escrito por André Teichmann, estudante do 3º ano de Medicina da UFCSPA.
Comments