top of page

Crossfit, Cross Training e BreakFit: você conhece a diferença?

Atualizado: 15 de abr.

Você tomou a sábia de decisão de se exercitar, de melhorar de vida e decidiu procurar alguma modalidade de atividade física.

Só que então você se depara com uma série de termos e opções no mercado fitness e não sabe qual delas irá servir melhor aos seus objetivos?

Calma! Vamos te ajudar nesse processo explicando os detalhes e diferenças entre Crossfit, Cross Training e BreakFit (nosso método exclusivo).

Certo. Mas qual é a diferença entre eles?

Cross Training


É um dos métodos de treinamento mais antigo e difundido entre os mais variados tipos de atletas e modalidades esportivas, assim como nas forças armadas.


Mulher fazendo corda naval
Freepik

Fonte: Freepik


O CrossFit é considerado um treino completo, pois em uma única sessão de treino podemos desenvolver simultaneamente a potência e a resistência cardiorrespiratória, a força, resistência e potência muscular, velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.


Os treinos são caracterizados pelo seu dinamismo, com diferentes exercícios de deslocamentos, levantamento de peso, agachamentos, barras, apoios, saltos e controle do movimento corporal, sem a utilização de máquinas ou exercícios isolados.


A utilização de acessórios, tais como kettlebell, dumbell, caixas de salto, cordas de salto, corda naval, medball e fitas de suspensão deixam o treino muito mais desafiador e intenso, produzindo mais motivação para encarar cada aula.


A sensação imediata de uma aula de Cross Training é de um corpo trabalhado como um todo, com os sistema cardiorrespiratório e neuromuscular exigidos no limite.

A intensidade elevada na execução dos exercícios e a grande diversidade e complexidade de treinos produzem benefícios rápidos, sendo possível observar a perda de medidas e maior vitalidade logo nas primeiras aulas.


O dinamismo e a intensidade elevada do Cross Training geram motivação e resultados rápidos.

E para quem acha que apenas musculação serve para hipertrofia, está muito enganado. O Cross Training desenvolve corpos hipertrofiados e definidos simultaneamente.

CrossFit


Fundado por Greg Glassman em 2000, na Califórnia, o Crossfit é uma marca registrada de treinamento que utiliza o Cross Training como base, principalmente os exercícios ginásticos e de levantamento de peso.

Fonte:

homem levantando um kettbell
Fonte: Freepik

Atualmente, o Crossfit tem sido considerado um esporte, com sua sistemática de treinamento e competições padronizadas no mundo inteiro. É essa sistemática que realmente diferencia o Crossfit do Cross Training.


Esse espírito competitivo é tão marcante que, ao entrar num box de Crossfit, é muito comum se deparar com ranking de desempenho de alunos, que são frequentemente incentivados e quebrar seus recordes, seja de peso levantado ou de repetições em algum exercício.


O Crossfit é um Cross Training padronizado e registrado.

Box de CrossFit
Fonte: Freepik



Com quase 20 mil academias pelo mundo e milhares de praticantes afiliados, o Crossfit movimentos bilhões de dólares todos os anos.





BreakFit


É um método de treinamento físico desenvolvido pelo professor de Educação Física Marcelo Costa, que utiliza como base o treinamento funcional, a calistenia, o Cross Training e o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), resultando em treinos desafiadores e intensos.

Pessoa treinando na Breakfit
Fonte: Arquivos BreakFit

O desenho da metodologia BreakFit foi pensando naqueles alunos que estavam cansados dos métodos tradicionais, do desestímulo que os levavam a desistir da atividade física nos 3 primeiros meses seja pela falta de motivação, de tempo ou de resultados.


A base do BreakFit é o treinamento funcional, o Cross Training, a calistenia e o HIIT.

Muitos ao conhecerem o BreakFit o confundem com os box de Crossfit ou Cross Training. E isso é justificável, visto que a maioria dos exercícios praticados nestes são executados no cotidiano do BreakFit. Mas o inverso não é verdadeiro, já que muitos exercícios do método BreakFit não são encontrados no Crossfit e Cross Training.

O grande diferencial do BreakFit está na duração das sessões de treinamento, cerca de 30 minutos, que é praticamente a metade das sessões de Crossfit e Cross Training.


Mas porque a metade? Treinar menos não seria menos efetivo e com menos resultados?


Um dos maiores pilares na construção do método BreakFit são os estudos científicos.


Sabemos que treinamentos intensos, como os verificados nos modelos discutidos aqui, podem levar à exaustão do organismo e o consequente aumento nas lesões osteomioarticulares.


Overtraining é o termo utilizado quando o organismo está muito exausto com a rotina de exercícios físicos e não consegue se recuperar adequadamente entre as sessões de treinamento.


Cansaço excessivo, estresse, palpitações cardíacas, suscetibilidade às infecções virais, fraturas ósseas, entorses articulares, distensões e rupturas musculares e tendíneas são alguns dos sintomas do overtraining.


Os programas de treinamento extremo, como são conhecidos muitos que usam o Cross Training, caso do Crossfit, aumentam a incidência de overtraining porque as sessões são muito longas e intensas, gerando um desequilíbrio entre exercício e recuperação.


E há estudos que mostram casos de overtraining e lesões no Crossfit, que podem ser comparados as outras modalidades esportivas, provavelmente pela alta exigência das modalidades com maior grau competitivo.


Via de regra, quanto mais elevada a intensidade da atividade física, menor deve ser a duração dela. E, do ponto de vista saudável, programas com esta demanda fisiológica não suportam as durações que são praticadas nos box de Crossfit e Cross Training na atualidade.



Fonte: Arquivo Breakfit


Portanto, a duração menor no BreakFit é respaldado cientificamente para que os alunos consigam atingir seus objetivos de uma forma efetiva, rápida, e também segura.


A duração de 30 minutos do BreakFit, baseada na ciência, evita lesões decorrentes de programas intensos.

Fonte: Arquivo Breakfit


Outro ponto a ser ressaltado, é que a BreakFit se adapta ao aluno, de acordo com as suas particularidades, mas sem deixar de ser intensa e desafiadora, característica que irá desenvolver resultados rápidos.

Na BreakFit você será desafiado e levado ao próximo nível mas sem o caráter competitivo e comparativo dos demais métodos.




Quer conhecer nosso método e colocar a BreakFit na sua rotina. Entre em contato agora mesmo.

bottom of page