top of page

Emagrecimento: como sair do Efeito Platô?

Atualizado: 11 de fev.

Você conhece o chamado Efeito Platô durante o emagrecimento? Não?

Freepik, 2023.
Freepik, 2023.

Sabe quando você continua seguindo o plano alimentar, pratica atividade física regularmente, bebe a quantidade de água recomendada, mas não consegue continuar a perda de peso?


Essa situação, vivida por muitas pessoas em processo de emagrecimento, é frustrante e pode acabar prejudicando todo o resultado já conquistado.


Em tese, esse efeito platô seria uma “lentificação do metabolismo”, em que mesmo fazendo dieta ou exercícios físicos, não se observa mais a perda de gordura corporal.


Muitas pessoas passam por esse Efeito Platô diversas vezes ao longo do processo de emagrecimento, diferenciando-se do Efeito Sanfona, pois aqui é uma parada na evolução, você não reganha, mas também não continua perdendo peso.


Quer saber mais? Então segue o fio... boa leitura!

O que é o Efeito Platô no processo de emagrecimento?


O efeito platô ocorre no processo de emagrecimento quando a perda de peso fica estagnada, independentemente se você cumpre todos os requisitos necessários para diminuir o peso.


Normalmente, ao iniciar uma nova dieta e adquirir novos hábitos saudáveis, a perda de peso ocorre de forma rápida nas primeiras semanas, depois diminui e pode acabar parando de vez.


Estudos apontam que o efeito platô acontece porque o corpo “se acostuma” com a queima de calorias e busca manter o peso que ele tem como ideal, assim acaba se adaptando e se protegendo contra mais perda de peso.


Dessa forma, o metabolismo diminui quando a perda de peso ocorre rapidamente, influenciando o processo, pois ele busca proteger-se contra a perda brusca e acentuada de peso, um mecanismo primitivo e evolutivo que ainda segue vigente na nossa espécie.


Além disso, outra questão que é importante refletir, é que a balança nem sempre é o resultado preciso do seu progresso. Então, avalie junto com os profissionais outros critérios, como medidas e bioimpedância, por meio de uma boa avaliação física.


Em geral, o que você precisa fazer para sair do efeito platô é mudar. Você entrou no efeito platô porque o seu corpo se acostumou, então o momento é alterar o que você vem fazendo.


Confira algumas dicas de como sair dessa zona cinzenta do seu processo de emagrecimento.


Dicas para sair do Efeito Platô


Freepik, 2023.
Freepik, 2023.

Ajustar a dieta: continue firme na dieta proposta pelo seu nutricionista, converse com ele a respeito de alterações que amplifiquem o impacto no emagrecimento.


Mudar a rotina de exercício físico: seu corpo está acostumado com a queima calórica, então utilize estratégias de aumento de intensidade ou frequência dos exercícios e experimente novas modalidades.

Aqui é o ponto chave em que a metodologia exclusiva da BreakFit com certeza irá te ajudar!

Aumentar a ingestão de água: a ingestão de líquidos como água e chá podem te ajudar no processo de redução do peso.


Dormir bem: a qualidade do sono influencia e é fundamental no desempenho de diversos aspectos, incluindo a imunidade, a alimentação e o funcionamento do organismo. Portanto, crie uma rotina de higiene do sono e priorize esse momento de descanso.


Reduzir o sal: o alto consumo do sal aumenta a retenção de líquido e o inchaço abdominal. Essas são algumas das consequências, pois o sal impacta o organismo de diversas formas. Portanto, evite os alimentos com grande proporção de sal.


Superado o Efeito Platô, outro problema a vista: como não recuperar o peso perdido, afinal, cerca de 1/3 das pessoas que passam por um processo de emagrecimento passam por essa questão.


Tenho certeza que você não quer passar por isso. Você conseguiu sair do efeito platô e agora precisa manter o novo peso.


Selecionamos alguns pontos que você precisa considerar:

  1. Acredite em você: sim, se você conseguiu passar pelo processo de emagrecimento, você também é capaz de mantê-lo.

  2. Continue a manutenção: o processo continua e a manutenção é fundamental para manter o novo peso. Por isso, confira o peso com certa frequência para acompanhar e caso seja necessário, fazer adaptações na rotina.

  3. Planeje as suas refeições e faça lista de compras: continue se alimentando de forma saudável, consuma proteínas magras e boas fontes de carboidrato, evite gorduras ruins e alimentos industrializados, sal e açúcar com controle, evite os excessos. Ao ter tudo planejado, é muito mais fácil manter o foco.

  4. Pratique exercícios físicos: não pare, escolha uma atividade que você gosta e continue sendo ativo.

Por fim, é importante que estes hábitos, como a forma mais saudável de se alimentar e a rotina mais ativa que você levou durante o período de emagrecimento, se tornem parte da sua vida e continuem lhe proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar.

Constância é a chave para a permanência dos resultados.

Como a BreakFit pode colaborar para o seu emagrecimento real

A partir da metodologia exclusiva desenhada pelo Prof. Marcelo Costa, com treinos intensos, dinâmicos, em 30 minutos, que mudam diariamente, você poderá manter a saúde em dia.

Nossos treinos rápidos, que mudam diariamente, te ajudam a burlar o mecanismo da indisciplina, pois estimulam o cérebro a valorizar a novidade em cada dia da semana, principalmente no começo, quando você ainda está instalando esses novos padrões de pensamento.


Como são exercícios com foco na intensidade, que elevam o gasto de ATP e o nível metabólico, você fará uma ótima escolha para sair do Efeito Platô e partir para um EMAGRECIMENTO REAL.


Por aqui temos treinos exclusivos e intensos como Bumbum Perfeitoe Derrete & Trinka para você cuidar bem da saúde física e mental, além de adquirir aquele shape tão desejado.


Além disso, para aqueles dias em que a rotina pesa mais, temos a modalidade online para te manter ativo nos treinamentos e continuar obtendo os benefícios que a Breakfit pode te oferecer.


Está cansado de ter resultados lentos ou inexistentes?

Cansado de começar e parar o projeto fitness?

Então CLIQUE AQUI e se permita ter o seu momento de saúde e energia no cotidiano. Seu corpo e mente agradecem!



Dê um break e seja mais fit!


Escrito por André Teichmann, estudante de medicina UFCSPA.


Comments


bottom of page