Novembro Azul, Saúde Masculina e Breakfit
- teichmannde
- 24 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2023
O movimento do Novembro Azul, teve sua origem na Austrália, em 2003, objetivando chamar a atenção para prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, o Ministério da Saúde reconheceu a importância.
O Movember (nome dado ao mês em que os homens não fariam o bigode, ou "mustache", em apoio à causa de prevenção ao câncer de próstata) chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma.
Além disso, é a segunda principal causa de morte por câncer no público masculino, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.
A campanha que ocorre em Novembro não apenas é para conscientizar sobre a doença e seu rastreamento/diagnóstico precoce, mas também sobre as formas de minimização dos riscos de seu aparecimento, ou seja, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis pela população masculina.
Principais cuidados que o homem precisa ter com a saúde
Todos sabemos que, historicamente, o homem negligenciou mais os cuidados com a saúde quando comparado com as mulheres.
Se pararmos para pensar, a mulher troca o pediatra pelo ginecologista e segue um acompanhamento chamado longitudinal, de longo prazo, pelo resto da vida.
O homem, após perder o vínculo com o seu pediatra durante a infância/adolescência, acaba por ficar sem um médico referência para o cuidado integral, e isso colabora muito com a baixa procura por questões de saúde, apenas para exemplificar.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina, pois é fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância de se cuidar.
A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada, não fumar e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir os agravos na maioria dos casos de doenças evitáveis (hipertensão, doenças hepáticas, pulmonares, risco do aparecimento de tumores...).
Felizmente, o perfil masculino em relação aos cuidados de saúde e com a estética está mudando, e muito rapidamente!
Se liga no próximo tópico!
Perfil do homem atual no que tange aos cuidados de saúde
Homens estão se cuidando mais e o Brasil se destaca quando se trata de vaidade masculina.
O país ocupa o segundo lugar no mercado de beleza e cuidados masculinos, com atenção especial à pele, cabelo, barbas, corpo e unhas.
E isso é um dado positivo, pois significa que os homens estão mais propensos a cuidar também da saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida física, mental e social.
Um claro reflexo da mudança desse padrão de comportamento mais inerte que os homens tinham no passado quando se tratava da própria saúde. Ufa!
Vale ressaltar, que apesar da preocupação com cuidados básicos, os homens têm investido em linhas alternativas e menos invasivas de cuidado, já que grande parte do público masculino rejeita intervenções estéticas com ou sem cirurgia, maquiagem dermocosmética e bronzeamento.
Uma das melhores formas para conseguir resultados em termos de performance, saúde e estética é por intermédio da atividade física, confira no próximo tópico os benefícios dela para a saúde masculina!
Leia também: "Super-pai: como a atividade física pode ajudar a curtir mais a vida ao lado dos filhos!"

A importância da atividade física na saúde masculina
A prática de atividade física, principalmente a mais intensa, faz com que seu gasto calórico aumente durante e por algumas horas após o treino.
Ao fazer exercícios, seu corpo queima calorias, aumenta os níveis naturais de antioxidantes do organismo e elimina moléculas inflamatórias que causam câncer.
Ao mesmo tempo, cabe lembrar que a prática de atividade física evita o sobrepeso, que é um dos principais fatores de risco do câncer de próstata e todos os demais tipos.
Nesse contexto, a prevenção primária é uma forma particularmente eficaz de controlar o câncer, uma vez que até 50% dos cânceres são evitáveis por meio da prevenção.
Como a Breakfit pode ajudar nesse processo
A Breakfit, focada na sua metodologia exclusiva, com alta performance e resultados significativos de forma rápida, surgiu para resolver os problemas daqueles alunos que sempre tiveram vontade de treinar, mas que se viam sem tempo, ou então desestimulados pelos exercícios monótonos das academias convencionais.
Nossa disrupção no modo de praticar atividade física se dá a partir da combinação de quatro pilares: cross training + HIIT + calistenia + treinamento funcional, com isso você conseguirá atingir um nível de desenvolvimento corporal surpreendente já com poucas sessões de treinamento.
Pode acreditar!
Trabalhamos de forma global tanto as questões integrativas da saúde metabólica do corpo, quanto objetivamos a busca do almejado “shape do verão”, principalmente com o calor que se aproxima.
E cá para nós, quem não quer, não é mesmo?
A Breakfit é a sua grande aliada na busca seja por mais saúde, estética ou performance.
Mude de vida hoje mesmo, obtenha mais Saúde e Energia! CLIQUE AQUI!
A Breakfit é azul, assim como o Novembro Azul.
Escrito por André Teichmann, estudante de medicina UFCSPA.
REFERÊNCIAS:
AMERICAN CANCER SOCIETY. Cancer Treatment & Survivorship Facts & Figures 2019-2021. Atlanta: American Cancer Society; 2019.
PHYSICAL ACTIVITY GUIDELINES ADVISORY COMMITTEE. 2018 Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report. Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services, 2018.
Comentários