Treinamento Funcional: o que é e como pode lhe ajudar
- Marcelo Costa
- há 5 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Treino desenvolvido para melhorar as funções do organismo de forma integrada e harmônica.

As formas de treinamento físico têm evoluído constantemente com o objetivo de atrair um maior número de praticantes para hábitos mais saudáveis, assim como propiciar novos estímulos capazes de melhorar os resultados estéticos, de saúde e de desempenho físico.
Introduzido nos anos 50 como reabilitação de soldados e em atletas olímpicos, o treinamento funcional se tornou uma opção aos já tradicionais métodos bastante difundidos em academias e clubes esportivos, como a musculação.
Apesar do crescimento exponencial nos últimos anos, o conceito de treinamento funcional ainda não é claro e muito menos uma unanimidade.
Alguns autores descrevem como um treino que visa aprimorar padrões de movimentos articulares, como empurrar, puxar, estabilizar... e outros como um método capaz de melhorar as capacidades básicas do dia a dia, de forma integrada, como a coordenação, a força, a resistência, o equilíbrio e a potência.
O treinamento funcional é um treino integrativo.
Independentemente do conceito utilizado, o que realmente diferencia os métodos tradicionais do treinamento funcional está na forma dos exercícios utilizados.
Enquanto os métodos tradicionais dividem músculos e sistemas orgânicos em bíceps, peito, força e resistência, o treinamento funcional aplica um conjunto de exercícios de maior complexidade capaz de integrar o corpo inteiro para promover benefícios mais amplos e completos.
Na figura abaixo, temos um exemplo entre os métodos de treinamento. Na musculação, figura da esquerda, o músculo bíceps é trabalhado de forma isolada, sem nenhuma integração com outras articulações e sistemas.
Na figura da direita, o músculo bíceps é trabalhado utilizando uma fita de suspensão, conhecida comercialmente como TRX, em que é possível ver uma maior participação de outras articulações para promover estabilidade ao corpo durante a execução do exercício, além de oferecer um estímulo ao sistema cardiorrespiratório devido a maior massa muscular envolvida.

Outras formas populares em academias, como o Crossfit, o Cross Training e o TRX, possuem, na maior parte de seus treinos, componentes que podemos caracterizá-los como treinamento funcional, pois muitos exercícios praticados são complexos, que envolvem vários padrões de movimento articular, e proporcionam estímulos integrados para o sistema músculo-esquelético, neural e cardiorrespiratório.
Leia também: + Crossfit ou Cross Training?
Outros sinônimos que tem sido atribuído ao treinamento funcional são o treinamento multimodal e o treinamento multicomponente.
Entretanto, tenho visto a utilização de máquinas e exercícios isolados em muitas sessões de treinamento, o que é impeditivo no treinamento funcional devido a falta de integração corporal.
Na última década, surgiu o Hyrox, um método de treinamento que chegou para bater de frente com o Crossfit, que cuja característica é intercalar períodos de corrida com exercícios funcionais, promovendo benefícios cardiorrespiratórios, neuromusculares e perda de gordura.

A característica do treinamento funcional que mais me impressiona, é o seu dinamismo, capaz de dar mais motivação às sessões de exercícios e, consequentemente, aumentar a assiduidade que irá garantir resultados incríveis em menos tempo que os métodos tradicionais.
Abaixo temos uma sessão de treinamento funcional. A oportunidade de realizar as sessões em qualquer lugar facilita um maior engajamento às atividades físicas.
Benefícios do treinamento funcional
Devido sua característica multicomponente, os benefícios do treinamento funcional são amplos, necessitando uma menor quantidade de treinos para um resultado mais global que o vistos em treinamentos divididos, localizados, como a musculação, tais como:
aumento da resistência cardiorrespiratória;
aumento da força e massa muscular;
aumento da força e massa óssea;
emagrecimento e redução da gordura corporal;
redução da barriga e gordura abdominal;
aumento da definição corporal;
melhora da glicose, pressão e colesterol;
redução do risco de doenças cardiovasculares;
redução do risco de diabetes;
redução do risco de Parkinson e Alzheimer;
redução da ansiedade e depressão;
melhora cognitiva e saúde mental;
melhora no desempenho diário;
melhora na capacidade profissional;
melhora do sono e bem estar.
Para que é indicado o treinamento funcional?
Para aqueles que buscam perda de barriga e emagrecimento, pois quanto mais músculos estimulados em um único exercício, maios será o gasto calórico.
Para aqueles com pouco tempo disponível para treinar em função da família ou trabalho, pois precisa de menos exercícios para trabalhar o corpo inteiro.
Para aqueles que acham desmotivante a musculação, pois os treinos são dinâmicos e diferentes a cada dia.
Para aqueles que querem resultados rapidamente, pois exercícios que trabalham o corpo inteiro exigem maior demanda para o organismo.
Para quem quer melhorar a qualidade de vida e saúde, pois os exercícios são direcionados para melhorar os padrões básicos do movimento humano e integrar vários sistemas fisiológicos numa única aula.
Se você está cansado e desanimado com os poucos resultados dos treinos convencionais e a baixa motivação de sessões que se repetem todo dia, o treinamento funcional é a alternativa perfeita para sair desta inércia e começar um novo roteiro para a sua saúde física e estética.
Escrito por Marcelo Costa, profissional de educação física e doutor em bioquímica.
Comments